Requerimento nº 23 de 2018
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Requerimento
Ano
2018
Número
23
Data de Apresentação
02/02/2018
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Texto Original
Numeração
Matéria Principal
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
OS VEREADORES SUBSCRITORES DA PRESENTE PROPOSIÇÃO, NOS TERMOS QUE REGEM O ART. 52, INCISO I DO
REGIMENTO INTERNO, REQUEREM QUE SEJA CONSTITUÍDA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO - CPI, COM PRAZO
DE DURAÇÃO DE 90 (NOVENTA) DIAS, PRORROGÁVEIS POR MAIS 30 (TRINTA) DIAS, MEDIANTE APROVAÇÃO DOS
MEMBROS QUE COMPORÃO A CPI, COM A FINALIDADE DE APRESENTAR RELATÓRIO CONCLUSIVO SOBRE POSSÍVEIS
IRREGULARIDADES EXISTENTES NA EXECUÇÃO E PAGAMENTOS DE HORAS EXTRAS PARA OS MOTORISTAS LOTADOS
NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENTRE O PERÍODO DE 2013 A
2017.
REGIMENTO INTERNO, REQUEREM QUE SEJA CONSTITUÍDA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO - CPI, COM PRAZO
DE DURAÇÃO DE 90 (NOVENTA) DIAS, PRORROGÁVEIS POR MAIS 30 (TRINTA) DIAS, MEDIANTE APROVAÇÃO DOS
MEMBROS QUE COMPORÃO A CPI, COM A FINALIDADE DE APRESENTAR RELATÓRIO CONCLUSIVO SOBRE POSSÍVEIS
IRREGULARIDADES EXISTENTES NA EXECUÇÃO E PAGAMENTOS DE HORAS EXTRAS PARA OS MOTORISTAS LOTADOS
NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENTRE O PERÍODO DE 2013 A
2017.
Indexação
1. AS HORAS EXTRAS, CONSTANTES NOS RELATÓRIOS DE PONTO E NAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA PREFEITURA, FORAM EXECUTADAS DE FATO PELOS MOTORISTAS DA SEMED
E DA SESAU, EM SUA TOTALIDADE?
2. SE FORAM REALIZADAS, HAVIA A REAL NECESSIDADE? A DEMANDA DE TRABALHO JUSTIFICAVA O NÚMERO DE
HORAS EXTRAS?
3. COMO FUNCIONAVA A ESCALA DE SERVIÇOS NA SEMED E NA SESAU, DE MANEIRA QUE POSSA JUSTIFICAR
O FATO DE ALGUNS MOTORISTAS REALIZAREM MUITAS HORAS EXTRAS E OUTROS NENHUMA OU POUCAS?
4. COMO JUSTIFICA A REALIZAÇÃO DE TANTAS HORAS EXTRAS, QUE SOMAM EM ALGUNS CASOS 24 HORAS
TRABALHADAS AO DIA?
5. HÁ OU HOUVE ALGUM ERRO NA FORMAÇÃO DAS ESCALAS E DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO QUE TEM OCASIONADO
ESSE FENÔMENO OU HÁ UM BENEFICIAMENTO DE ALGUNS MOTORISTAS COM A DISTRIBUIÇÃO DE HORAS EXTRAS
DE FORMA DISCRIMINADA E FRAUDULENTA?
6. HÁ OU HOUVE A PRÁTICA DE ACERTOS ENTRE OS SECRETÁRIOS E MOTORISTAS PARA PAGAMENTOS FIXOS DE
HORAS EXTRAS NA FORMA DE GRATIFICAÇÕES INDIRETAS?
7. NOS ÚLTIMOS MESES DE 2017, PERÍODO AINDA NÃO FISCALIZADO, SEGUIU-SE A MESMA MÉDIA DE HORAS
EXTRAS REALIZADAS PELOS MOTORISTAS DA SEMED E DA SESAU ENTRE JANEIRO DE 2013 E JULHO DE 2017?
8. É POSSÍVEL CONTATAR DIMINUIÇÃO NA QUANTIDADE DE HORAS EXTRAS REALIZADAS PELOS MOTORISTAS DA
SEMED E DA SESAU NO ANO DE 2017 EM COMPARAÇÃO AO PERÍODO 2013 A 2016?
9. HOUVE A PRÁTICA DE ILEGALIDADES POR PARTE DE AGENTES PÚBLICOS (SECRETÁRIOS, MOTORISTAS E
DEMAIS SERVIDORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PAGAMENTO E AUTORIZAÇÃO DE HORAS EXTRAS) TANTO NA
EXECUÇÃO QUANTO NA AUTORIZAÇÃO DO PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS? EM CASO POSITIVO, QUEM SÃO OS
RESPONSÁVEIS E EM QUE CRIMES INCORRERAM?
10. O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS REALIZA OU REALIZOU ENTRE 2013 E 2017 ALGUMA ROTINA OU
PROCEDIMENTO DE ORIENTAÇÃO ÀS SECRETARIAS QUANDO IDENTIFICADO POSSÍVEIS IRREGULARIDADES,
AUTORIZAÇÕES DE PAGAMENTO E RELATÓRIOS DE PONTO COM INFORMAÇÕES DUVIDOSAS?
11. HÁ UM PROCESSO DE TRABALHO MAIS ADEQUADO OU POSSÍVEIS ALTERAÇÕES QUE POSSAM SER RECOMENDADAS ÀS
SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE, VISANDO ACABAR COM OS EXCESSOS DE HORAS EXTRAS?
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA PREFEITURA, FORAM EXECUTADAS DE FATO PELOS MOTORISTAS DA SEMED
E DA SESAU, EM SUA TOTALIDADE?
2. SE FORAM REALIZADAS, HAVIA A REAL NECESSIDADE? A DEMANDA DE TRABALHO JUSTIFICAVA O NÚMERO DE
HORAS EXTRAS?
3. COMO FUNCIONAVA A ESCALA DE SERVIÇOS NA SEMED E NA SESAU, DE MANEIRA QUE POSSA JUSTIFICAR
O FATO DE ALGUNS MOTORISTAS REALIZAREM MUITAS HORAS EXTRAS E OUTROS NENHUMA OU POUCAS?
4. COMO JUSTIFICA A REALIZAÇÃO DE TANTAS HORAS EXTRAS, QUE SOMAM EM ALGUNS CASOS 24 HORAS
TRABALHADAS AO DIA?
5. HÁ OU HOUVE ALGUM ERRO NA FORMAÇÃO DAS ESCALAS E DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO QUE TEM OCASIONADO
ESSE FENÔMENO OU HÁ UM BENEFICIAMENTO DE ALGUNS MOTORISTAS COM A DISTRIBUIÇÃO DE HORAS EXTRAS
DE FORMA DISCRIMINADA E FRAUDULENTA?
6. HÁ OU HOUVE A PRÁTICA DE ACERTOS ENTRE OS SECRETÁRIOS E MOTORISTAS PARA PAGAMENTOS FIXOS DE
HORAS EXTRAS NA FORMA DE GRATIFICAÇÕES INDIRETAS?
7. NOS ÚLTIMOS MESES DE 2017, PERÍODO AINDA NÃO FISCALIZADO, SEGUIU-SE A MESMA MÉDIA DE HORAS
EXTRAS REALIZADAS PELOS MOTORISTAS DA SEMED E DA SESAU ENTRE JANEIRO DE 2013 E JULHO DE 2017?
8. É POSSÍVEL CONTATAR DIMINUIÇÃO NA QUANTIDADE DE HORAS EXTRAS REALIZADAS PELOS MOTORISTAS DA
SEMED E DA SESAU NO ANO DE 2017 EM COMPARAÇÃO AO PERÍODO 2013 A 2016?
9. HOUVE A PRÁTICA DE ILEGALIDADES POR PARTE DE AGENTES PÚBLICOS (SECRETÁRIOS, MOTORISTAS E
DEMAIS SERVIDORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE PAGAMENTO E AUTORIZAÇÃO DE HORAS EXTRAS) TANTO NA
EXECUÇÃO QUANTO NA AUTORIZAÇÃO DO PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS? EM CASO POSITIVO, QUEM SÃO OS
RESPONSÁVEIS E EM QUE CRIMES INCORRERAM?
10. O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS REALIZA OU REALIZOU ENTRE 2013 E 2017 ALGUMA ROTINA OU
PROCEDIMENTO DE ORIENTAÇÃO ÀS SECRETARIAS QUANDO IDENTIFICADO POSSÍVEIS IRREGULARIDADES,
AUTORIZAÇÕES DE PAGAMENTO E RELATÓRIOS DE PONTO COM INFORMAÇÕES DUVIDOSAS?
11. HÁ UM PROCESSO DE TRABALHO MAIS ADEQUADO OU POSSÍVEIS ALTERAÇÕES QUE POSSAM SER RECOMENDADAS ÀS
SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE, VISANDO ACABAR COM OS EXCESSOS DE HORAS EXTRAS?
Observação